Criar uma Loja Virtual Grátis
Inclusão
Inclusão

 

Professora Maria Sousa Atendendo os alunos especiais no contraturno

 

Plano de Deus

 

Sexta Feira, 04 de novembro, dia que marcará nossas vidas para sempre, por dois motivos: um pela forma como Deus enviou um mensageiro para preparar o nosso espírito para o outro motivo, pois naquele dia Deus disse minha filha Gesilda sua missão acabará ai na terra, você agora passará a viver do meu lado.

 

Nós da Escola Francisco Nunes Leitão, viemos neste momento de tristeza fazer uma simples homenagem de despedida a nossa querida amiga Gesilda da Silva Lemos, que nos trouxe muitas alegrias, não tinha momentos ruins em sua vida, estava sempre de alto astral, pra você querida, segue essa mensagem que você mesmo escreveu,  palavras sábias de hinos de louvor, em seus momentos de reflexão na escola que você tanto gostava: “qualquer que seja sua cruz, qualquer que seja a sua dor, sempre haverá o sol depois a chuva. talvez você pode tropeçar, e até mesmo cair, mas deus  está pronto para atender sua chamada. ele conhece todas as suas preocupações, vê todas as suas lágrimas, uma palavra dos lábios dele, pode acalmar o seu coração...suas tristezas podem prolongar por toda noite.. mas de repente desaparece, na luz do  amanhecer...o Salvador está te esperando, para te dá a sua graça, e lhe enviar o seu amor..e qualquer que seja a sua dor, Deus sempre enviará o arco-íris...depois da chuva. ainda que vier...noites traiçoeiras se a cruz pesada for, Deus estará contigo, o mundo pode até...fazer você chorar...mas Deus te quer sorrindo!!!

 


Inclusão.

A Escola buscar incluir os alunos em todo processo de inclusão inclusive a

cultura digital

 

 03-10-2011 /22:14:39


 

Inclusão.

A inclusão social é a palavra a nortear as metas do  sistema educacional da escola Francisco Nunes Leitão em resgatar os acessos  a direitos fundamentais básicos.

Antes de tudo, é melhor que se defina o que significa Inclusão Escolar.

Uma escola pode ser considerada inclusiva, quando não faz distinção entre seres humanos, não seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como “perfeitos e não perfeitos”, “normais e anormais”.

É aquela que proporciona uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faça parte, independente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica.

Inclusão não pode significar adequação ou normatização, tendo em vista um encaixar de alunos numa maioria considerada privilegiada, mas uma conduta que possibilitasse o fazer parte, um conviver que respeitasse as diferenças e não tentasse anulá-las.

A escola inclusiva deve ser aberta, eficiente, democrática, solidária e, com certeza, sua prática traz vários benefícios que serão abordados em um próximo artigo.

A escola inclusiva é aquela, como dito anteriormente, que se organiza para atender alunos não apenas ditos “normais”, mas também os portadores de deficiências, a começar por seu próprio espaço físico e acomodações. Salas de aula, bibliotecas, pátio, banheiros, corredores e outros ambientes são elaborados e adaptados em função de todos os alunos e não apenas daqueles ditos normais. Possui, por exemplo, cadeiras com braços de madeira tanto para destros quanto para canhotos, livros em braile ou gravados em fita cassete, corrimãos com apoio de madeira  ou metal, rampas nos diferentes acessos de entrada e saída e assim por diante.

Somos seres em relação e só crescemos em relação. Assim sendo, o equilíbrio para mim reside, antes de tudo, em permitir que o aluno portador de necessidades especiais possa interagir com os demais e vice-versa, e que ambos aprendam a lidar com as diferenças, não para anulá-las, mas para poder usá-las como fonte de contato verdadeiro e de amadurecimento mútuo.

Elisabeth Salgado

Inclusão Digital:

 

”Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.”

A Escola Francisco Nunes Leitão recebe hoje dia 21de outubro a visita de dois técnicos, Anailton Magalhães e Magno Menezes, do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE de Cruzeiro do Sul, em parceria com a SEE, para instalar a internet e dar suporte técnico no laboratório de informática proinfo da escola. Isso só vem evoluir cada vez mais o trabalho dos professores e incluir toda a comunidade no mundo digital.

Enquete
Qualifique o Nosso Ensino
Otimo a Excelente
Muito bom a Otimo
Bom a Muito Bom
Regular a Bom
Suficiente a Regular
Insuficiente
Ver Resultados


ONLINE
1